Paul Pierce encerra carreira após 19 temporadas na NBA: “Dei tudo o que tinha”

Eliminação do Clippers dos playoffs marcou despedida do ídolo e campeão da liga pelo Celtics

Fonte: Eliminação do Clippers dos playoffs marcou despedida do ídolo e campeão da liga pelo Celtics

Paul Pierce está oficialmente aposentado do basquete profissional. A eliminação do Los Angeles Clippers dos playoffs na noite deste domingo, após a derrota na sétima partida da série contra o Utah Jazz, marcou a despedida do astro da NBA depois de 19 temporadas. A decisão de “pendurar a basqueteira” já havia sido anunciada pelo ala de 39 anos em uma carta antes do início da atual temporada.

Em seu último jogo profissional, o veterano saiu do banco de reservas para anotar seis pontos e três rebotes. “É duro não alcançar seus objetivos. Sempre começo a temporada pensando em título e, com 19 anos na liga, eu tive 18 decepções como essa. Mas, no final das contas, eu estou feliz por ter feito parte dessa campanha. Foi uma jornada divertida”, lamentou o craque, após a partida derradeira.

Publicidade

Pierce teve poucas oportunidades na temporada regular e participou de somente 25 das 82 partidas do Clippers, mas sua vasta experiência rendeu-lhe maior espaço na rotação do técnico Doc Rivers nos playoffs – especialmente, após lesão do ala-pivô Blake Griffin. Ao fim do jogo 7, ele recebeu abraços dos companheiros e deixou a quadra saudado por torcedores que gritavam “The Truth”.

“Eu gostaria de agradecer a todos os meus irmãos e irmãs associados ao jogo que amo, mas, agora, estou preparado para um novo capítulo. Sou muito grato aos fãs e integrantes da mídia, que acompanharam a minha carreira, e também aos meus familiares, que viram tudo isso desde o começo. Obrigado mesmo!”, postou o ala, em sua conta no twitter.

Publicidade

Décima escolha do draft de 1998, Pierce disputou suas primeiras 15 temporadas na NBA pelo Boston Celtics e tornou-se o maior ídolo da franquia neste século. Ele foi o cestinha do time por mais de uma década e conduziu a conquista do título da liga em 2008. Trocado para o Brooklyn Nets em 2013, ele ainda teria passagens por Clippers e Washington Wizards.

O ala encerra a carreira como 15º maior pontuador da história da liga, acumulando 26.397 pontos em 1.343 partidas de temporada regular disputadas (19.7 pontos por jogo). O dez vezes all star também registrou médias de 5.6 rebotes e 3.5 assistências na NBA. “Os aplausos, as vaias e camaradagem serão as coisas que mais sentirei falta. Mas eu dei tudo o que tinha para esse jogo e não tenho arrependimentos”, finalizou.

Publicidade

A comunidade da NBA, incluindo jogadores atuais e ex-atletas, reverenciam Pierce após o fim de sua última partida profissional nas redes sociais:

 

Últimas Notícias

Comentários