(0) Oklahoma City Thunder 87 x 118 Houston Rockets (1)
https://www.youtube.com/watch?v=AanmeeokSGA
O Houston Rockets contou com mais uma partida incrível de James Harden para superar o Oklahoma City Thunder e sair na frente na série contra o adversário. Atuando em casa, o barba liderou sua equipe anotando 37 pontos, distribuindo nove assistências e coletando sete rebotes, com somente dois desperdícios de bola. Já Russell Westbrook – seu principal concorrente pelo prêmio de MVP – obteve 22 pontos, 11 rebotes e e sete assistências, no entanto acumulou nove erros de ataque. Patrick Beverley foi outro grande nome do time de Houston, que além de defender muito bem o armador do Thunder, obteve um duplo-duplo.
Como era de esperar da série, Rockets e Thunder não são duas equipes muito inclinadas para questões defensivas e logo no primeiro quarto o placar elevado confirmou isto (29 a 27). James Harden e Russell Westbrook forçavam suas bolas, já quando seus companheiros arremessavam obtinham um bom aproveitamento. O Rockets explorava muito o garrafão, visto que as bolas de longa distância não estavam caindo, já Westbrook era dominado pela ótima marcação de Patrick Beverley.
A equipe de Houston pecava na execução de uma de suas principais armas de ataque: os tiros de três pontos. No primeiro tempo, acertou somente três bolas em dezesseis tentativas. As estrelas continuaram forçando o jogo no segundo quarto. Harden ao término da primeira etapa já havia arremessado 20 vezes, enquanto Westbrook acertou somente quatro bolas em quinze tentadas. Os coadjuvantes das equipes se equivaliam e o Rockets foi para o vestiário vencendo por 59 a 54.
Pareceu que no intervalo os jogadores do Rockets calibraram suas mãos, porque quando as equipes retornaram à quadra as bolas de três dos anfitriões começaram a cair. Além disso, o Thunder cometeu nove erros de ataque no período e o resultado disto foi uma parcial de 30 a 20 e as equipes indo para o quarto final com o placar apontando 89 a 74 para o time de Houston.
Logo no começo do quarto período o Rockets tratou de garantir a vitória no confronto. Harden que até então havia acertado uma bola de três pontos em oito tentativas, guardou dois tiros seguidos e fez com que o seu time abrisse quase 30 pontos de vantagem. O placar foi controlado pela equipe treinada por Mike D’Antoni nos minutos finais e os donos da casa triunfaram diante do oponente.
Oklahoma
Russell Westbrook: 22 pontos, 11 rebotes, sete assistências, nove erros de ataque
Andre Roberson: 18 pontos, sete rebotes
Jerami Grant: dez pontos, cinco rebotes
Houston
James Harden: 37 pontos, sete rebotes, nove assistências
Patrick Beverley: 21 pontos, dez rebotes
Nenê: 15 pontos, cinco rebotes
Clint Capela: 14 pontos, sete rebotes
Lou Williams: 11 pontos, quatro rebotes
(1) Chicago Bulls 106 x 102 Boston Celtics (0)
https://www.youtube.com/watch?v=7qV3tKtqrNk
O Chicago Bulls foi até Boston enfrentar o Celtics e venceu mesmo fora de casa o primeiro colocado da conferência Leste. O grande nome do confronto foi o ala-armador Jimmy Butler, que terminou o embate com 30 pontos. Destaque também para Robin Lopez, que coletou oito rebotes ofensivos para o time de Chicago. Pelo Celtics, – mesmo após a perda de sua irmã neste sábado – Isaiah Thomas foi o grande nome com 33 pontos.
A partida começou com as equipes trocando cestas, com ninguém conseguindo abrir vantagem. O Celtics obtinha um aproveitamento um pouco melhor nos tiros de quadra, mas o time de Chicago equilibrava o placar com rebotes ofensivos e muitos pontos no garrafão. A primeira parcial terminou 28 a 23 para os anfitriões.
O cenário de equilíbrio do jogo manteve-se durante todo o segundo período, mas as equipes atuavam de maneira distintas. Os donos da casa apostavam e possuíam um aproveitamento melhor nos tiros de longa distância do que o adversário (36.8% contra 14.3%), mas pecavam e muito na questão dos rebotes. Somente na primeira etapa, o Bulls coletou 16 rebotes ofensivos e com isso foi para o intervalo vencendo por 48 a 46.
Apesar da pausa do intervalo, quando as equipes retornaram à quadra, a situação da partida continuou a mesma. Mesmo após a perda de sua irmã, o armador Isaiah Thomas liderava o time de Boston, enquanto que o Bulls era comandado principalmente por Jimmy Butler. As equipes foram para o período derradeiro empatadas em 74 pontos.
A preocupação do técnico Brad Stevens em resolver o problema do garrafão acabou abrindo espaços na quadra para os tiros de três pontos do Bulls, que melhorou seu aproveitamento em relação ao primeiro tempo. Por outro lado, Isaiah Thomas chamou o jogo para si e não permitiu que sua equipe ficasse muito atrás no marcador.
Porém, quando restavam cerca de cinco minutos para o cronômetro zerar, os visitantes engataram uma sequência de 12 a 4 e abriram nove pontos faltando pouco mais de um minuto para o final de partida. O Celtics ainda conseguiu cortar a distância para somente uma posse de bola com sete segundos restantes, mas Butler acertou dois lances-livres e deixou o Bulls na frente por quatro, consolidando a quebra de mando de quadra na primeira partida da série.
Chicago
Jimmy Butler: 30 pontos, nove rebotes, cinco erros de ataque
Bobby Portis: 19 pontos, nove rebotes
Robin Lopez: 14 pontos, 11 rebotes (oito ofensivos)
Rajon Rondo: 12 pontos, sete rebotes, seis assistências
Dwyane Wade: 11 pontos, cinco rebotes, seis assistências
Boston
Isaiah Thomas: 33 pontos, cinco rebotes, seis assistências, seis erros de ataque
Al Horford: 19 pontos, sete rebotes, oito assistências
Avery Bradley: 14 pontos, três roubadas de bola
(0) Portland Trail Blazers 109 x 121 Golden State Warriors (1)
https://www.youtube.com/watch?v=Fk-ysLKygSU
Primeiro colocado e favorito na série, o Golden State Warriors jogou contra o Portland Trail Blazers e, dentro de seus domínios, confirmou o favoritismo e bateu o adversário por 121 a 109. Os anfitriões contaram com boas atuações de Kevin Durant, cestinha da partida com 32 pontos, Stephen Curry que terminou o jogo com 29 e Draymond Green, que esteve a uma assistência de obter um triplo-duplo. Pelo Blazers, a dupla Damian Lillard e C.J. McCollum combinaram para 75 pontos, mas ainda assim não foi o suficiente para levar sua equipe à vitória.
Desde o início de duelo, o Blazers deu trabalho ao primeiro colocado da conferência Oeste. No primeiro quarto todo, a maior vantagem que os donos da casa conseguiram no placar foi de seis pontos. A dupla Lillard/McCollum anotou 24 dos 27 pontos da equipe no período. Ainda assim, o Warriors venceu a parcial por 31 a 27.
Mesmo com a entrada das segundas unidades, a predominância dos pontos da dupla de armadores dos visitantes continuou no segundo período. O banco do Warriors também não produziu muita coisa, cabendo aos titulares manter o time vivo. O equilíbrio do confronto permaneceu por todo o primeiro tempo, com o placar apontando 56 a 56 ao término da primeira etapa.
Na volta do intervalo, a diferença não passou de uma posse de bola até o relógio faltar três minutos para o final da parcial. Nos instantes seguintes, o Warriors conseguiu abrir oito pontos de vantagem, mas o time de Portland correu atrás do placar e empatou em 88 pontos quando o cronômetro marcou o fim do terceiro quarto.
Quando o último período começou, finalmente os atuais campeões do Oeste conseguiram se impor diante do adversário e logo nos primeiros quatro minutos abriram dois dígitos de vantagem. O Blazers em um último suspiro, ainda cortou a distância para seis restando cinco minutos, mas a defesa do Warriors dificultou os ataques seguintes do oponente e ofensivamente, as estrelas de Oakland resolveram o confronto, confirmando o favoritismo do primeiro colocado.
Portland
C.J. McCollum: 41 pontos, oito rebotes
Damian Lillard: 34 pontos, cinco rebotes
Evan Turner: 12 pontos, dez rebotes, quatro assistências
Maurice Harkless: 11 pontos
Golden State
Kevin Durant: 32 pontos, dez rebotes
Stephen Curry: 29 pontos, cinco rebotes, quatro assistências
Draymond Green: 19 pontos, 12 rebotes, nove assistências, três roubadas de bola, cinco tocos
Klay Thompson: 15 pontos
(0) Atlanta Hawks 107 x 114 Washington Wizards (1)
https://www.youtube.com/watch?v=ncE6nmMnveE
O Washington Wizards recebeu o Atlanta Hawks na tarde deste domingo (16) para abrir a série entre as franquias e venceu o adversário por 114 a 107. A primeira partida entre o 4º e 5º colocado contou com uma belíssima atuação de John Wall, que liderou sua equipe principalmente no segundo tempo e comandou o triunfo neste primeiro confronto. Pelo Hawks, Dennis Schroder foi o melhor jogador, mas não foi capaz de impedir a derrota de seu time.
Os anfitriões deste primeiro duelo começaram melhores ofensivamente e com uma defesa mais agressiva, forçando alguns erros de ataque do Hawks e permitindo somente dez pontos nos primeiros oito minutos de jogo. No entanto, a equipe de Atlanta reagiu nos minutos finais do período e assumiu a liderança por 29 a 25 quando o cronômetro do quarto zerou.
Os visitantes seguiram jogando melhor após a breve pausa e mantiveram-se na frente por algumas posses de bola. O técnico do Wizards, Scott Brooks, optou por uma rotação menor entre seus atletas e isto acabou gerando resultado nos instantes finais do primeiro tempo, em que sua equipe diminuiu a diferença para o adversário e foi para os vestiários perdendo por apenas três pontos.
Na volta do intervalo, os donos da casa vieram melhor para a segunda etapa e com um ataque envolvendo a defesa do time de Atlanta, anotou 38 pontos no quarto, com destaque para John Wall, que anotou 15 pontos no quarto. A defesa do Hawks não conseguia parar o armador do oponente e viu a distância chegar aos dois dígitos em alguns momentos.
O armador do Wizards continuou comandando o último quarto e além de pontuar, começou a fazer seus companheiros jogarem melhor. Markieff Morris e Bradley Beal foram os que mais se beneficiaram disso e ajudaram sua equipe a manter-se na frente por uma vantagem em torno dos dez pontos. Dennis Schroder era o que mais tentava mudar a história do confronto, mas praticamente sozinho ofensivamente, não foi capaz de impedir que o Wizards saísse na frente na série.
Atlanta
Dennis Schroder: 25 pontos, nove assistências
Paul Millsap: 19 pontos
Taurean Prince: 14 pontos, seis rebotes
Kent Bazemore: 12 pontos
Washington
John Wall: 32 pontos, 14 assistências
Bradley Beal: 22 pontos, três roubadas de bola
Markieff Morris: 21 pontos, sete rebotes, quatro tocos
Marcin Gortat: 14 pontos, dez rebotes
Kelly Oubre Jr: 11 pontos
Otto Porter Jr: dez pontos, nove rebotes