Hawks confirma homenagem póstuma a Pete Maravich

Falecido há 29 anos, lendário ala-armador terá camisa aposentada pela franquia em março

Fonte: Falecido há 29 anos, lendário ala-armador terá camisa aposentada pela franquia em março

O lendário Pete Maravich receberá uma homenagem póstuma por sua contribuição ao Atlanta Hawks no início da década de 1970. A franquia anunciou que a camisa #44 vai ser aposentada em memória do ala-armador integrante do Hall da Fama. A cerimônia será realizada em 03 de março, quando o time da casa enfrenta os atuais campeões, Cleveland Cavaliers.

“Pete é um dos grandes jogadores da história da liga, um ícone do esporte e figura muito importante do basquete de Atlanta em sua época. As novas gerações estão descobrindo a magia de seu jogo por meio de vídeos e das redes sociais. Estamos orgulhosos de eternizá-lo no teto da Phillips Arena, ao lado de outros dos nossos ídolos”, declarou o chefe executivo Steve Koonin.

Publicidade

Selecionado com a terceira escolha do draft de 1970, Maravich disputou as quatro primeiras de suas dez temporadas na NBA na Geórgia. Ele disputou 302 partidas pela franquia, com médias de 24.3 pontos, 4.2 rebotes e 5.6 assistências. O astro, então, foi trocado com o New Orleans Jazz – e, por isso, teve camisas retiradas tanto pelo New Orleans Pelicans, quanto pelo Utah Jazz.

O ala-armador morreu após sofrer um ataque cardíaco fulminante enquanto jogava uma partida com amigos, em janeiro de 1988. Ele só tinha 40 anos de idade. Em uma trágica ironia do destino, o ídolo revelou que planejava aposentar-se cedo em uma entrevista concedida em 1974 porque não queria “atuar dez temporadas na NBA e morrer de um ataque do coração aos 40 anos”.

Publicidade

Maravich foi eleito para o Hall da Fama em seu primeiro ano de elegibilidade, em 1987, e seria escolhido postumamente um dos 50 melhores jogadores da história da liga, nove anos mais tarde. O “Pistol” será o dono da quinta camisa aposentada do Hawks, ao lado de Bob Pettit (#9), Dominique Wilkins (#21), Lou Hudson (#23) e Dikembe Mutombo (#55).

Últimas Notícias

Comentários