O veterano pivô Pau Gasol, principal contratação do San Antonio Spurs para a temporada, tratou logo de dizer em seu primeiro dia na nova equipe que não chega para ocupar o lugar deixado pelo lendário Tim Duncan, que se aposentou nesta offseason. O objetivo de Gasol é um só: conquistar mais um anel de campeão da NBA.
“É muito difícil substituir as coisas que ele fez em quadra. Tim foi tão excepcional e único. Ele é considerado pela maioria de nós como o melhor ala-pivô da história. Não estou aqui para ocupar o lugar dele. Estou aqui para trabalhar duro e fazer o melhor que eu puder, junto com os meus companheiros, para ganhar um título”, afirmou o jogador espanhol de 36 anos.
Gasol, que esteve na mira do Spurs há duas temporadas, ainda elogiou a franquia texana. “Eles têm sido um exemplo para todas as equipes da liga. Eu amo o conceito de jogo da equipe. Aqui, o coletivo vem em primeiro lugar. Depois, a individualidade dos jogadores. Isso é algo que eu também acredito”, finalizou.
Vale lembrar que o pivô espanhol já foi campeão da NBA em duas oportunidades (2009 e 2010), ambas pelo Los Angeles Lakers. Na última temporada, quando defendeu o Chicago Bulls, Gasol angariou médias de 16.5 pontos, 11.0 rebotes, 4.1 assistências e 2.0 tocos, em 72 partidas disputadas.