Harrison Barnes está pronto para uma nova fase na carreira. Principal reforço do Dallas Mavericks nesta offseason, o ala de 24 anos está muito animado com a mudança de ares e a chance de desenvolver seu jogo em um novo time. Campeão da NBA pelo Golden State Warriors, no ano passado, o jogador já vislumbra a possibilidade de assumir um papel de liderança no time texano.
“Eu estou muito ansioso por essa situação. O que Rick [Carlisle, técnico do Mavs] e alguns outros treinadores me fizeram notar é que você não pode contentar-se em dizer: ‘ah, vou ter um papel mais importante aqui, então serei o atleta de muitas isolations ou um defensor implacável’. Você precisa ser ativo e jogar em diversas funções”, disse o jovem, em entrevista ao jornal Star-Telegram.
Barnes também vai precisar lidar com maior cobrança em Dallas, depois de receber contrato de US$94 milhões para ser uma das opções com maior tempo de quadra e participação ofensiva da franquia. “Eu não sinto qualquer pressão com relação a isso, na verdade. Estou ansioso para dar o máximo à equipe diariamente e colocar-nos em uma boa posição – nos playoffs, espero”, resumiu o atleta.
E, na busca para atingir o seu melhor rendimento na NBA, o ala terá o importante apoio de Rick Carlisle. O treinador foi um dos responsáveis pelo recrutamento do reforço e mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com o novo comandado. Segundo o líder da comissão técnica do Mavs, o contratado tem tudo para alcançar um novo patamar em Dallas.
“Nós estamos animados em poder contar com Harrison. Ele é um jogador jovem, com só quatro anos na NBA, que acreditamos ter chance de tornar-se bem melhor e isso é emocionante. Estamos trabalhando de várias formas para que seja mais do que um pontuador, mas sabemos que isso não vai acontecer do dia para a noite”, afirmou Carlisle, consciente de que a adaptação do ala não será instantânea.
Sétima escolha do draft de 2012, Barnes disputou 307 partidas com a camisa do Warriors – sendo 246 delas como titular – antes de virar agente livre restrito. A permanência em Oakland tornou-se impossível após a confirmação da chegada de Kevin Durant. Ele acumula médias de 10.1 pontos e 4.6 rebotes na carreira, com quase 38% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.