A história do Miami Heat na NBA confunde-se com a trajetória recente do veterano Pat Riley na NBA. Como treinador, conselheiro e/ou executivo, ele esteve envolvido diretamente com as mais importantes decisões tomadas pelo time nas últimas duas décadas. E, diferente do que muitos imaginam, ele não acredita que Chris Bosh e LeBron James tenham sido as maiores contratações da história da franquia.
“A aquisição de Shaquille O’Neal foi maior do que qualquer outra que já fechamos, inclusive o ‘Big Three’. A chegada de Alonzo [Mourning] também foi importante em sua época, mas Shaq mudou tudo aqui. Foi um momento definidor, que realmente nos legitimou na liga. Ele deu legitimidade ao Heat perante a NBA”, afirmou o ex-técnico, em entrevista ao jornal South Florida Sun-Sentinel.
O’Neal chegou ao Heat em julho de 2004, após o Los Angeles Lakers liberá-lo em troca de Lamar Odom, Caron Butler, Brian Grant e uma escolha de primeira rodada de draft. Ao lado de um jovem Dwyane Wade, o lendário pivô comandaria a equipe ao primeiro título da NBA de sua história dois anos mais tarde. Com o “Big Three”, a franquia conquistou outros dois anéis no início desta década.
“Já se passaram mais de dez anos daquela troca e nós estamos muito bem, fomos bastante competitivos desde então. Eu acho que mudamos a cultura de Miami e tudo começou com Shaq. Quando ele queria dominar uma partida e ter impacto vencedor, não houve ninguém melhor na liga”, encerrou Riley, exaltando o ex-comandado e membro da classe deste ano do Hall da Fama.