Croácia 83 x 86 Sérvia
No jogo mais equilibrado do dia, decidido apenas nos instantes finais, a Sérvia levou a melhor no clássico iugoslavo contra a Croácia. Liderador pelo ala Bogdan Bogdanovic, os sérvios venceram os rivais por 86 a 83 e garantiram vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com o resultado, a Sérvia enfrenta a Austrália, nesta sexta-feira (19), em busca da sonhada final olímpica.
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, com o jogo truncado por muitas faltas. A Croácia foi melhor no aproveitamento dos arremessos de quadra (46% a 33%), enquanto a Sérvia foi soberana nos rebotes ofensivos (11 a três). Liderados pelo ala Bojan Bogdanovic, os croatas foram para o intervalo com uma vantagem de seis pontos: 38 a 32. Pelo lado sérvio, dois dos principais jogadores – Milan Teodosic e Miroslav Raduljica – combinaram para apenas duas cestas em 15 arremessos.
No terceiro quarto, a Croácia entrou em colapso defensivo e a Sérvia não perdoou. A equipe de Sasa Djordjevic não cometeu nenhum desperdício de bola e contou com a inspiração do ala Bogdan Bogdanovic no ataque (14 pontos) para fazer 34 a 14 no período e abrir vantagem de 14 pontos (66 a 52).
https://vine.co/v/5Mm50zIEKe3
No período final, o colapso mudou de lado. Os croatas conseguiram encostar no placar após o adversário cometer quatro desperdícios de bola em quatro minutos. Com seu principal jogador, Bogdanovic, bem marcado por Stefan Markovic, coube ao jovem Mario Hezonja pontuar no último quarto (foram 14 pontos). A três minutos do fim, o Bogdanovic sérvio foi eliminado em faltas e a Croácia ficou apenas um ponto atrás no marcador.
Quando restavam 27 segundos para o final do jogo, o placar apontava 78 a 75 para os sérvios. Naquele momento teve início uma sequência de faltas e lances livres cobrados por ambas as equipes. As duas seleções cobraram dez lances livres e converteram oito cada. No lance livre final, o Bogdanovic croata errou de propósito para que a equipe tivesse a chance de pegar o rebote e converter uma bola de três pontos para levar o jogo para a prorrogação. Dario Saric angariou o rebote, mas levou um toco de Raduljica no arremesso derradeiro. Vitória dramática da Sérvia, que chega à semifinal olímpica depois de 20 anos de jejum.
Croácia
Bojan Bogdanovic: 28 pontos e quatro bolas de três pontos convertidas; 38 minutos
Mario Hezonja: 16 pontos e oito rebotes; 27 minutos
Miro Bilan: dez pontos e quatro rebotes; 21 minutos
Sérvia
Bogdan Bogdanovic: 18 pontos, cinco assistências e três bolas de três pontos convertidas; 26 minutos
Stefan Markovic: 12 pontos, quatro rebotes e três roubadas de bola; 29 minutos
Nikola Jokic: 12 pontos e três assistências; 24 minutos
Miroslav Raduljica: 12 pontos; 18 minutos
Milos Teodosic: nove pontos e dez assistências; 32 minutos