Estados Unidos derrotam Sérvia em jogo decidido apenas na última bola

Jokic e Teodosic deram trabalho aos norte-americanos, que contaram com a sorte para se manterem invictos

Fonte: Jokic e Teodosic deram trabalho aos norte-americanos, que contaram com a sorte para se manterem invictos

Teodosic x Irving

(4-0) Estados Unidos 94 x 91 Sérvia (1-3)

Foi na base do sufoco. Pela segunda partida seguida, os Estados Unidos tiveram dificuldades para vencer seu adversário nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em um duelo definido apenas na última posse de bola, os norte-americanos venceram a Sérvia por 94 a 91 e mantiveram a invencibilidade na competição. Já os europeus perderam o terceiro jogo em quatro disputados.

Publicidade

Os Estados Unidos começaram focados em quadra e abriram 14 a 2 nos primeiros cinco minutos. A Sérvia esboçou uma reação após faltas técnicas anotadas contra DeAndre Jordan e Draymond Green. Mas os norte-americanos continuaram tendo muita facilidade em pontuar perto da cesta (seis conversões em nove tentativas) e venceram o quarto inicial por 27 a 15. Já os sérvios cometeram oito desperdícios de bola e converteram apenas quatro arremessos de quadra em 13 tentativas, bem abaixo do que produz normalmente.

No segundo quarto, a Sérvia jogou o seu tradicional basquete de muita movimentação de bola e pick and roll. Depois de um primeiro quarto ruim, o armador Milos Teodosic conduziu bem o ataque dos europeus, que venceram o período por 26 a 23. Uma jogada, aliás, na metade do período, em que a bola passou por todos os sérvios em quadra até ser finalizada por Nikola Jokic mereceu aplausos de quem assistia ao duelo.

Publicidade

Os Estados Unidos, por sua vez, diminuíram o ritmo do primeiro quarto e controlaram o jogo, não permitindo que os europeus encostassem no placar. A equipe de Mike Krzyzewski foi para o intervalo com uma vantagem de nove pontos: 50 a 41. Zerado no primeiro quarto, o armador Kyrie Irving anotou 11 pontos no segundo. Já o maior pontuador norte-americano em olimpíadas, o ala Carmelo Anthony, teve uma atuação tímida no primeiro tempo, com apenas um ponto e três faltas cometidas.

https://vine.co/v/5hBmjYJKUhx

No terceiro período, a Sérvia conseguiu diminuir a diferença para apenas cinco pontos em determinados momentos. A equipe européia passou a utilizar Jokic para distribuir o jogo da cabeça do garrafão, mas pecou na hora de encostar no placar com erros tolos. O até então cestinha do jogo, Raduljica, cometeu a quarta falta logo no início do período e foi para o banco de reservas. Os Estados Unidos foram para o último quarto dez pontos à frente no placar: 72 a 62.

Publicidade

No período derradeiro, Jokic seguiu liderando a seleção européia e Teodosic mostrou que é o melhor armador do mundo fora da NBA. A Sérvia, que perdeu Raduljica, eliminado com cinco faltas, na metade do período, encostou definitivamente no placar e permaneceu viva na partida até os segundos finais. Já os Estados Unidos mostraram defeitos na movimentação de bola e, mais uma vez, confiaram bastante no atleticismo e nas jogadas individuais.

https://vine.co/v/5hBP6gBF2QM

O placar apontava 94 a 91 a cinco segundos do fim, e a Sérvia tinha a última posse de bola e a chance de empatar o jogo. Na posse final, o ala-armador Bogdan Bogdanovic, livre de marcação, errou a bola de três que levaria o duelo para a prorrogação, para frustração de maior parte da torcida presente à Arena Carioca 1.

Publicidade

As duas seleções encerram suas participações na primeira fase neste domingo (14). Os Estados Unidos enfrentam a França, às 14h15 (horário de Brasília), enquanto a Sérvia pega a já eliminada China, às 22h30.

https://vine.co/v/5hBP3bKu9A2

 

Estados Unidos
Kyrie Irving: 15 pontos, cinco assistências e 5-8 nos arremessos de quadra; 29 minutos
DeAndre Jordan: 13 pontos, três assistências e 4-4 nos arremessos de quadra; 13 minutos
Paul George: 12 pontos, nove rebotes e quatro assistências; 23 minutos
Kevin Durant: 12 pontos e cinco rebotes; 30 minutos
Carmelo Anthony: 12 pontos, três rebotes e três assistências; 24 minutos
DeMar DeRozan: 11 pontos; dez minutos

Publicidade

Sérvia
Nikola Jokic: 25 pontos, seis rebotes, três assistências e 11-15 nos arremessos de quadra; 30 minutos
Milos Teodosic: 18 pontos, seis assistências, três rebotes e quatro bolas de três pontos convertidas; 30 minutos
Miroslav Raduljica: 18 pontos e 6-8 nos arremessos de quadra; 14 minutos
Stefan Markovic: 12 pontos, quatro rebotes e quatro assistências; 23 minutos

Últimas Notícias

Comentários