LeBron James quer ser considerado o melhor jogador de todos os tempos e, sem deixar nenhuma dúvida, mira em superar Michael Jordan. Em entrevista cedida ao site da revista Sports Illustrated, o astro do Cleveland Cavaliers viu pela primeira vez o jogo que deu ao seu time o único título da história depois de mais de um mês e conseguiu entender um pouco mais o que aconteceu em quadra.
James, no entanto, tem uma meta. E para chegar lá, precisa superar em números o que Jordan realizou em sua carreira. Tarefa ingrata, já que está com 31 anos e possui três títulos contra seis do ex-jogador do Chicago Bulls.
“Minha motivação, esse fantasma que eu persigo”, afirmou. “Esse fantasma jogou em Chicago”.
Derrotar o Golden State Warriors fez sua missão ser um pouco menos impossível. Comparações existem desde o seu primeiro dia na NBA, mas ele tenta evitar.
“Minha carreira é totalmente diferente da de Michael Jordan”, disse James. “Eu passei por coisas totalmente diferentes que ele. O que ele fez foi incrível, e eu assisti, eu me espelhava muito nele. Eu acho que é legal eu me colocar entre um dos melhores jogadores, mas se eu conseguir me colocar na posição de melhor, isso será algo extraordinário”.
O terceiro título de sua carreira veio de forma difícil, jogando contra a adversidade. Até então, nenhuma equipe havia sido campeã da liga após estar perdendo a série decisiva por 3 a 1. Não existem dúvidas: foi o mais importante até o momento.
“Este título foi maior para mim que o primeiro e o segundo por conta de tudo o que representa”, afirmou.
LeBron prometeu e cumpriu. Para superar Jordan, entretanto, é preciso mais. E ele vai querer buscar. Em 2015-16, James obteve médias de 25.3 pontos, 7.4 rebotes e 6.8 assistências.