Nenê Hilário sempre foi conhecido pelo tom crítico – e sincero – posicionando-se a respeito de assuntos polêmicos, como os problemas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e até sobre a postura de outros atletas dentro de quadra. E o pivô mostrou essa sinceridade mais uma vez ao falar sobre o astro Carmelo Anthony. Em entrevista ao Canal Chuá, no youtube, ele definiu seu ex-companheiro de time como um jogador muito talentoso, mas de pouco espírito coletivo.
“O Carmelo era um cara que poderia ser o melhor jogador da liga. O modo que ele usa o corpo, precisão do chute, variação de drible, chute, fundamentos lá embaixo é complicado. Só que é muito egoísta. Ele não consegue fazer os outros melhores e, se fizesse isso e marcasse um pouco – porque ele sabe marcar –, poderia ser o melhor da NBA, pois é fantástico”, contou o destaque da vitória do Brasil sobre a Romênia, em amistoso de preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Essa não é a primeira vez que Nenê faz críticas ao ala, com que jogou entre 2003 e 2011, no Denver Nuggets. Logo após ser negociado pelo time do Colorado para o Washington Wizards, o titular da seleção brasileira deu uma alfinetada no agora jogador do New York Knicks – e integrante do Team USA, possível adversário do Brasil no Rio de Janeiro – em entrevista à edição de abril de 2012 da revista ESPN.
“A fama, às vezes, muda um pouco a cabeça das pessoas – e digamos que Carmelo era realmente uma estrela. De vez em quando, quando nós precisávamos daquele sacrifício, essa ‘entrega extra’ não vinha da parte dele. Mas ganhamos muitos jogos por causa dele”, comentou o pivô, reforçando a impressão de que talento e postura comprometida não se alinhavam na carreira do craque.
Caminhando para sua 15ª temporada na NBA, Nenê prepara-se para começar uma nova fase na carreira, com a camisa do Houston Rockets. Em pouco mais de 800 partidas disputadas na liga, o jogador de 33 anos acumula médias de 12.2 pontos, 6.5 rebotes e 2.0 assistências, com 54.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, em cerca de 28 minutos de ação por noite.