https://www.youtube.com/watch?v=o72dKvx8dqs
A terceira passagem do brasileiro Leandrinho Barbosa pelo Phoenix Suns teve início oficialmente nesta terça-feira. O ala-armador foi apresentado mais uma vez como reforço da franquia e voltou declarando amor ao time em que disputou 486 partidas na NBA. Mais do que isso, ele deu a entender que pretende encerrar sua carreira no basquete norte-americano atuando pela equipe do Arizona.
“Eu estou muito feliz em retornar, porque Phoenix sempre será a minha casa. Quer dizer, eu já joguei oito temporadas com essa camisa, né? Tudo começou aqui e vai terminar aqui para mim”, afirmou o atleta de 33 anos, que deixou o bicampeão do Oeste, Golden State Warriors, para assinar contrato de duas temporadas com o Suns recebendo US$8 milhões em salários no período.
Repetindo o que fez em Oakland, Leandrinho decidiu deixar o uniforme #10 de lado para vestir a camisa #19 em sua terceira passagem por Phoenix. A decisão é uma homenagem ao ex-jogador Raja Bell, seu mentor no início de carreira na NBA. Um papel que, agora, o veterano espera assumir “guiando” outro jovem talento que desembarcou no Arizona: o ala-armador Devin Booker.
“Eu joguei com alguns grandes jogadores em meus 14 anos de liga e chegou a hora de passar o conhecimento. Quero ensinar os mais jovens – especialmente, Devin. Ele é tão novo e talentoso, pode realmente arremessar. Tenho certeza de que vai ser uma peça fundamental para nós”, elogiou o brasileiro, comparando a “pontaria” do garoto ao ex-companheiro Klay Thompson.
Esse é o segundo marcante ex-jogador do Suns recontratado pela franquia na atual offseason: antes de Leandrinho, o ala Jared Dudley também chegou como agente livre. O gerente-geral Ryan McDonough conhece a história de ambos no time, mas, diferente do que as aparências sugerem, suas chegadas visam muito mais o futuro do que o passado.
“Assim como aconteceu com Jared, Leandro já ter atuado aqui não foi a razão para que fosse trazido. Queremos sua presença porque nós o conhecemos, confiamos em sua pessoa e sabemos o que pode fazer, dentro e fora de quadra. Enfatizamos caráter e cultura aqui, por isso Leandro é um encaixe perfeito em nosso grupo”, argumentou o executivo.
É evidente que não foi só o número da camisa que mudou em relação às passagens anteriores de Leandrinho: ele está dois anos mais velho do que na última vez em que defendeu o Suns e seu auge na franquia passou há quase uma década. A idade pode até assustar no papel, mas não assusta o jogador. “Eu estou meio velho, mas não realmente. Só estou ansioso para ajudar esse time e passar minha experiência para a garotada. Sou uma pessoa fácil”, finalizou o brasileiro, com o sorriso que já conquistou Phoenix.