Croácia e Sérvia garantem vaga no Rio-2016

França e Canadá definem neste domingo o último classificado para o torneio olímpico de basquete masculino

Fonte: França e Canadá definem neste domingo o último classificado para o torneio olímpico de basquete masculino

A Região dos Bálcãs, no sudeste europeu, está em festa. As seleções da Croácia e da Sérvia, repúblicas pertencentes à antiga Iugoslávia, garantiram neste sábado (9) a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Elas venceram seus respectivos torneios no Pré-Olímpico e se juntarão às outras nove seleções que já tinham participação assegurada na maior competição esportiva do mundo.

No torneio realizado em Turim, a decisão entre Croácia e Itália foi decidida apenas na prorrogação. A seleção local teve muitas dificuldades no tempo-extra, já que ficou sem dois de seus principais jogadores, os alas Danilo Gallinari (Denver Nuggets) e Gigi Datome (ex-Detroit Pistons). O time croata não perdoou e venceu por 84 a 78.

Publicidade

O ala-pivô Dario Saric, cujos direitos na NBA pertencem ao Philadelphia 76ers, fez uma grande partida e alcançou o duplo-duplo: 18 pontos e 13 rebotes. De quebra, o jovem de 22 anos ainda foi eleito  (MVP) do Torneio de Turim.

O ala-armador Bojan Bogdanovic (Brooklyn Nets) também se destacou e foi o cestinha da partida, com 26 pontos.

Vale dizer que o técnico da Croácia, Aleksandar Petrovic, é irmão de uma das maiores lendas do basquete europeu, Drazen Petrovic, morto aos 28 anos, em 1993, em um acidente automobilístico.

Publicidade

Já no torneio sediado em Belgrado, os donos da casa não encontraram problemas para derrotar a veteraníssima seleção de Porto Rico por 108 a 77. Escolhido MVP da competição, o pivô Nikola Jokic (Denver Nuggets) foi dominante na partida ao anotar 23 pontos, pegar oito rebotes e distribuir seis assistências.

Publicidade

O ala-armador Bogdan Bogdanovic, cujos direitos na NBA pertencem ao Sacramento Kings, foi outra peça-chave da Sérvia. Ele contribuiu com 26 pontos e oito assistências.

Pela seleção porto-riquenha, o destaque foi o armador J.J. Barea (Dallas Mavericks), que anotou 22 pontos.

A última vaga olímpica será definida neste domingo (10), na final do torneio classificatório que está sendo realizado em Manila, nas Filipinas. França e Canadá chegaram à decisão após derrotarem Turquia e Nova Zelândia, respectivamente.

Publicidade

Os três times classificados serão reunidos em um novo sorteio para definir quem será Q1, Q2 e Q3 nos grupos A e B dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que o torneio olímpico de basquete masculino será disputado entre os dias 6 e 21 de agosto e terá ampla cobertura do Jumper Brasil.

Grupo A

Estados Unidos
China
Venezuela
Austrália
Q1
Q2

Grupo B

Espanha
Lituânia
Brasil
Argentina
Nigéria
Q3

Últimas Notícias

Comentários