Draymond Green está suspenso da quinta partida das finais da temporada, nesta segunda-feira. O astro do Golden State Warriors foi punido com sua quarta falta flagrante nos playoffs, depois de revisão do incidente que protagonizou com o ala LeBron James no último período do jogo anterior contra o Cleveland Cavaliers, excedendo o limite de infrações determinado pela NBA na pós-temporada.
“O sistema de pontos acumulados foi planejado para diminuir o número de faltas flagrantes em nossa liga. Mesmo que não consideremos que os atos de Draymond na quarta partida da decisão mereçam uma suspensão isoladamente, o excesso de pontos acumulados fazem com que seja necessário suspendê-lo”, explicou o vice-presidente de operações da liga, Kiki VanDeWeghe.
O lance que causou a punição de Green aconteceu a menos de três minutos do fim do confronto da última sexta-feira, após o ala-pivô “enrolar-se” com LeBron e cair no chão. O craque do Cavaliers tentava passar por cima do adversário para seguir na jogada e recebeu um contato na região da virilha, iniciando uma confusão em quadra. A NBA definiu o ato como uma “pancada retaliatória”.
A decisão, porém, já está dividindo opiniões entre analistas e ex-atletas. Charles Barkley, por exemplo, definiu a reação do jogador do Warriors como compreensível. “Quando um jogador passa por cima de você, acertá-lo é uma obrigação moral sua. Isso é a coisa mais desrespeitosa que existe e foi uma resposta perfeitamente aceitável. Eu cumprimento Draymond pelo que fez”, argumentou.
Green havia recebido a primeira falta flagrante ainda na primeira rodada da pós-temporada, quando jogou Michael Beasley no chão em uma das partidas da série contra o Houston Rockets. Nas finais da conferência Oeste, diante do Oklahoma City Thunder, ele foi punido com uma falta flagrante dois (que conta como dois pontos) após atingir o pivô Steven Adams com um chute no meio das pernas.