Wayne Selden
Idade: 21 anos
Universidade: Kansas
Experiência: junior
Posição: ala-armador
Altura: 6’5.75’’ (1.97m)
Médias na temporada 2015-16: 13.6 pontos, 3.4 rebotes, 2.5 assistências, 0.7 roubos de bola, 0.3 tocos, 1.8 erros de ataque, 46.9% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 38.3% de conversão nos tiros de longa distância e 61.7% de acerto nos lances livres em 30.0 minutos em quadra.
Pontos fortes: Selden possui ótimos atributos físicos para atuar como ala-armador na NBA, com um corpo pronto para a competição profissional (106 kg.) e 2.09m de envergadura. Presença física imponente no perímetro entre universitários. Melhorou sensivelmente seu arremesso de média e longa distância nos últimos anos, fazendo uma “transformação” em seu estilo de jogo comparado ao basquete colegial. Ele já não depende da posse da bola para causar impacto e aprendeu a controlar o ímpeto agressivo em temporadas recentes. Ainda mostra grande potencial como infiltrador, usando sua força física para bater defensores e abrir espaço até a cesta. Apresenta excelente potencial no lado defensivo da quadra, pela combinação de envergadura, força física e agressividade na marcação individual. Reduziu os desperdícios de bola ao longo da carreira, tornou-se um jogador mais seguro. Mostrou capacidade de adaptação na NCAA e é um protótipo de role player.
Pontos fracos: Selden possui condição atlética nada mais do que adequada para o basquete profissional e não se destaca por atributos como explosão, velocidade e controle de corpo. Mostra dificuldades para operar com a mão esquerda. Falta-lhe controle de bola mais aprimorado, o que limita sua capacidade de infiltração e criar o próprio arremesso em meia quadra. Finalizador apenas regular em torno do aro na NCAA. Chute de longa distância ainda bastante inconsistente – e os 61.7% de conversão nos lances livres não são um sinal animador neste sentido. Seleção de arremessos e tomada de decisões com a bola nas mãos carente de refinamento, reflexo de uma compreensão limitada da dinâmica do jogo. Seu potencial no lado defensivo da quadra – especialmente, em sistemas mais elaborados – esbarra na falta de atenção, fundamentos, instintos apurados e até eventual indisposição ao jogo físico. Aos 21 anos, Selden ainda parece estranhamente pouco desenvolvido tecnicamente.
Comparação: Courtney Lee (Charlotte Hornets)
Projeção: de 35ª a 60ª escolha geral
Confira alguns lances de Wayne Selden
Legenda
– Junior (terceiro ano universitário)