As franquias da NBA vão começar a reforçar seus elencos visando a temporada que vem na noite desta quinta-feira (23), quando acontece o draft deste ano. Sessenta dos melhores prospectos do planeta vão ser selecionados para atuarem na melhor liga de basquete do mundo e cada equipe pode encontrar um potencial astro com suas escolhas. Como sempre, só o tempo dirá quem realmente se deu bem no recrutamento.
O Jumper Brasil já apresentou os 55 principais prospectos deste ano como perfis detalhados ao longo dos últimos dois meses e, agora, vivemos a expectativa dos dias que antecedem o draft. Nós temos diversos posts especiais programados até quinta, quando faremos nosso tradicional programa ao vivo acompanhando e analisando cada uma das escolhas do recrutamento.
E, enquanto o “grande dia” não chega, nós convocamos nossos dois integrantes especialistas em draft – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e o parceiro Vitor Camargo (do blog Two Minute Warning) para apontar quem são os seus cinco prospectos favoritos do recrutamento, posição por posição. As escolhas refletem suas preferências, não a ordem específica em que acreditam que serão selecionados.
Continuamos nossas listas hoje com os alas-pivôs. Confira:
[table id=113 /]
“É verdade que Simmons não é um bom arremessador – e arremesso é importante demais na NBA atual –, mas ele tem basicamente todo o resto que nós gostaríamos em um prospecto. É um talento especial e um atleta absolutamente único.” (Ricardo Stabolito Jr.)
Dragan Bender (Croácia, 18 anos)
“Prospecto europeu com altura privilegiada, versatilidade nos dois lados da quadra, impressionante controle de bola, visão de jogo, mobilidade e agilidade para um jogador do seu tamanho. Bender tem qualidades que saltam aos olhos para um atleta de 18 anos. O talento está ali.” (Gustavo Lima)
Marquese Chriss (Washington, 18 anos)
“Chriss é puro upside. Tem o corpo, a condição atlética e um arremesso de longa distância em rápida evolução. Terá maturidade, disciplina e compreensão do jogo um dia? Em um draft sem vários astros em potencial, ele aparece como a grande aposta.” (Ricardo Stabolito Jr.)
Henry Ellenson (Marquette, 19 anos)
“Ellenson é um big man com bom controle de bola, sólidos fundamentos ofensivos, ótimo reboteiro, que não foge do contato no garrafão, mas que deixa muito a desejar na defesa. Pode ter dificuldades na NBA atual, que privilegia jogadores atléticos e formações mais baixas.” (Gustavo Lima)
Deyonta Davis (Michigan State, 19 anos)
“Suspeito que o sucesso de Tristan Thompson nas finais da NBA pode ser o melhor advogado por Davis no momento. Ele é o protótipo do ala-pivô que não tem pudor em fazer o ‘trabalho sujo’ e acho que pode acabar sendo mais funcional como pivô na liga.” (Ricardo Stabolito Jr.)