As franquias da NBA vão começar a reforçar seus elencos visando a temporada que vem na noite desta quinta-feira (23), quando acontece o draft deste ano. Sessenta dos melhores prospectos do planeta vão ser selecionados para atuarem na melhor liga de basquete do mundo e cada equipe pode encontrar um potencial astro com suas escolhas. Como sempre, só o tempo dirá quem realmente se deu bem no recrutamento.
O Jumper Brasil já apresentou os 55 principais prospectos deste ano como perfis detalhados ao longo dos últimos dois meses e, agora, vivemos a expectativa dos dias que antecedem o draft. Nós temos diversos posts especiais programados até quinta, quando faremos nosso tradicional programa ao vivo acompanhando e analisando cada uma das escolhas do recrutamento.
E, enquanto o “grande dia” não chega, nós convocamos nossos dois integrantes especialistas em draft – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e o parceiro Vitor Camargo (do blog Two Minute Warning) para apontar quem são os seus cinco prospectos favoritos do recrutamento, posição por posição. As escolhas refletem suas preferências, não a ordem específica em que acreditam que serão selecionados.
Continuamos nossas listas hoje com os alas. Confira:
[table id=112 /]
Brandon Ingram (Duke, 18 anos)
“Ingram é bastante elogiado por seu arremesso – e seus braços longos tornam-no bem difícil de contestar –, mas ele é mais do que isso. Sua fluidez nos movimentos, crescente segurança com a posse de bola e instintos em quadra sugerem um astro em formação” (Ricardo Stabolito Jr.)
Jaylen Brown (California, 19 anos)
“O pior para Brown seria cair em um time que queira colocá-lo como estrela de imediato. Ele tem muito potencial, capacidade atlética e corpo pronto, mas carece de aprimoramento, equilíbrio e QI de basquete. Seu arremesso é um problema, mas, se “consertá-lo”, enorme talento” (Vitor Camargo)
Denzel Valentine (Michigan State, 22 anos)
“Um dos prospectos mais versáteis da classe, Valentine tem alto QI de basquete, visão de quadra apurada, excelente arremesso e capacidade de criar para si e outros. Ele não é muito atlético, mas o real temor dos times está na durabilidade de seus joelhos” (Gustavo Lima)
Timothe Luwawu (França, 21 anos)
“Existem boas razões para Luwawu ser considerado o ‘novo Nicolas Batum’. Ele é incrivelmente versátil, pode fazer um pouco de tudo. Tem um longo caminho a percorrer em termos de leitura de jogo e disciplina em quadra, mas é um enorme talento a ser lapidado” (Ricardo Stabolito Jr.)
* Timothe Luwawu foi considerado ala-armador por Gustavo Lima
Taurean Prince (Baylor, 21 anos)
“Prince vai chegar ao basquete profissional praticamente pronto. Tem físico de elite, competitividade e capacidade de marcar múltiplas posições para se dar bem na era do small ball. A tendência é que seja um role player capaz de contribuir na defesa e bolas de três pontos” (Gustavo Lima)
DeAndre’ Bembry (Saint Joseph’s, 21 anos)
“Bembry é um criador de chances de cesta especial, para si mesmo ou para outros. Essa é a habilidade que realmente o separa entre os prospectos da posição. Se ele conseguir mostrar maior consistência na defesa e arremessos, pode ser uma das surpresas do ano” (Ricardo Stabolito Jr.)