As franquias da NBA vão começar a reforçar seus elencos visando a temporada que vem na noite desta quinta-feira (23), quando acontece o draft deste ano. Sessenta dos melhores prospectos do planeta vão ser selecionados para atuarem na melhor liga de basquete do mundo e cada equipe pode encontrar um potencial astro com suas escolhas. Como sempre, só o tempo dirá quem realmente se deu bem no recrutamento.
O Jumper Brasil já apresentou os 55 principais prospectos deste ano como perfis detalhados ao longo dos últimos dois meses e, agora, vivemos a expectativa dos dias que antecedem o draft. Nós temos diversos posts especiais programados até quinta, quando faremos nosso tradicional programa ao vivo acompanhando e analisando cada uma das escolhas do recrutamento.
E, enquanto o “grande dia” não chega, nós convocamos nossos dois integrantes especialistas em draft – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e o parceiro Vitor Camargo (do blog Two Minute Warning) para apontar quem são os seus cinco prospectos favoritos do recrutamento, posição por posição. As escolhas refletem suas preferências, não a ordem específica em que acreditam que serão selecionados.
A lista começa hoje, com os armadores. Confira:
[table id=110 /]
Kris Dunn (Providence, 22 anos)
“Dunn possui atributos físico-atléticos de elite, joga com agressividade e tem potencial para se tornar um dos melhores defensores da posição na NBA. Além disso, ele tem visão de quadra privilegiada. Os aspectos que preocupam em seu jogo são a tomada de decisões e o arremesso inconstante” (Gustavo Lima)
Tyler Ulis (Kentucky, 20 anos)
“A falta de altura é o único defeito de Ulis. Ele é um excelente e eficiente armador, capaz de criar para si e outros, defender em alto nível, arremessar e assumir o controle de um jogo. Tão completo e inteligente que vai achar um jeito de ser produtivo na NBA” (Vitor Camargo)
Wade Baldwin (Vanderbilt, 20 anos)
“Não é fácil encontrar um armador que combine os atributos físicos e arremesso de longa distância de Baldwin. Ele pode não ter a visão de quadra ou controle de bola que todos gostam em um atleta da posição, mas suas virtudes sugerem um ótimo role player” (Ricardo Stabolito Jr.)
Dejounte Murray (Washington, 19 anos)
“Murray é o garoto upside deste recrutamento. Ele é atlético, agride as defesas e coloca a bola na cesta. Se o basquete fosse um contra um – como os treinos pré-draft costumam ser –, ele teria chance de ser umas das três primeiras escolhas do recrutamento” (Ricardo Stabolito Jr.)
Demetrius Jackson (Notre Dame, 21 anos)
“Do ponto de vista fisico-atlético, Jackson é um armador pronto para encarar a NBA. Efetivo nos dois lados da quadra, bom passador, sólido arremessador e grande defensor no um contra um, ele peca no jogo de meia quadra e na marcação sem a bola” (Gustavo Lima)