Desgaste físico do Warriors pode pesar a favor do Cavs na final

Campeões do Leste tiveram menos esforço do que o time californiano para alcançar a final da NBA

Fonte: Campeões do Leste tiveram menos esforço do que o time californiano para alcançar a final da NBA

Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors farão mais uma vez a final da NBA. Apesar da repetição da última temporada, o caminho das equipes para chegar até a última série foi diferente. Enquanto o Cavs não encontrou muitas dificuldades na conferência Leste, os atuais campeões perderam pelo menos um confronto contra cada adversário e foi necessário um jogo 7 na final da conferência Oeste para superar o Oklahoma City Thunder.

A equipe liderada pelo astro LeBron James, venceu por 4 a 0 seus dois primeiros adversários nestes playoffs (Pistons e Hawks) e na final bateu o Toronto Raptors por 4 a 2. Desde a final da temporada regular, o representante do Leste teve 50 dias de descanso, entrando em quadra em 14 oportunidades e tendo longos períodos de recuperação física entre uma série e outra (o Cavs descansou oito dias entre o primeiro round e a semifinal e nove dias entre o último jogo contra o Hawks e a final de conferência).

Já o percurso dos atuais campeões foi mais desgastante. O Warriors precisou de cinco jogos para bater Rockets e Blazers nos dois primeiros confrontos dos playoffs. Além disso, na final de conferência contra o Thunder, o time liderado por Stephen Curry foi obrigado a sair de um incômodo 3 a 1 para chegar em sua segunda final consecutiva. Desde o fim da temporada regular, – quando quebraram o recorde de melhor campanha da história – a equipe de Oakland teve 47 dias de descanso e jogaram 17 vezes (o maior período de recuperação foi de cinco dias entre a semifinal e a final).

Publicidade

São três dias a mais de descanso e três jogos a menos para o Cavs, após os times jogarem 82 vezes na temporada regular. Sem contar que as pausas entre as séries dos campeões do Leste foram maiores. Soma-se a isso, que o time de Cleveland não sofreu com lesões nesta fase decisiva como na última temporada (quando perdeu Kyrie Irving e Kevin Love), enquanto que o Warriors teve que lidar com a ausência de Curry em seis ocasiões.

https://www.youtube.com/watch?v=GgqGdQh4-6A

Em relação aos jogadores, comparando os dois atletas que mais jogaram neste período, James possui 530 minutos em quadra pelo Cavs, enquanto Draymond Green está com 639 minutos para o campeão do Oeste. Ainda sobre LeBron, o astro está com a menor média de minutos por jogo nos playoffs de sua carreira (37.9). Na última campanha, devido às lesões de Irving e Love, ele atuou por 42.2 minutos por partida.

Publicidade

Ao que tudo indica, em relação a questão física, o Cavaliers chega mais inteiro para estas finais contra o Warriors, ainda mais se a série for se estendendo. Mas isso é apenas uma variável, numa decisão em que várias coisas podem pesar para um lado. A primeira partida acontece já nesta quinta-feira (2), ou seja, mais uma vez os atuais campeões terão que lidar com o pouco período de descanso antes da série que definirá o campeão da temporada.

Últimas Notícias

Comentários