Virada contra Thunder e título da NBA podem colocar Warriors em seleto grupo

Equipe seria apenas quarta da história a vencer série após estar perdendo por 3 a 1 e ser campeã

Fonte: Equipe seria apenas quarta da história a vencer série após estar perdendo por 3 a 1 e ser campeã

Curry, Green e Thompson

O Golden State Warriors está a um jogo de realizar um feito que dificilmente ocorreu na NBA em todos esses anos. Após estar perdendo a série da final da conferência Oeste por 3 a 1 para o Oklahoma City Thunder, os atuais campeões venceram os dois últimos jogos e forçaram a sétima e decisiva partida, que ocorre nesta segunda-feira, às 22h (horário de Brasília) e que tem tudo para ser um jogo especial, independentemente do vencedor.

Como já mostramos no Jumper Brasil, caso a equipe de Oakland se classifique, se juntará ao pequeno grupo de nove equipes que conseguiram virar uma série de 3 a 1. O último time a conseguir tal feito foi o Houston Rockets na última temporada. Entretanto, já que a partida vale uma ida às finais, o Warriors pode ser campeão caso consiga eliminar o Thunder e vencer o Cleveland Cavaliers e, caso isso aconteça, a equipe entrará em uma lista ainda menor: a de times que reverteram uma série que estava 3 a 1 e foram campeões após isso.

Publicidade

Na história, apenas duas equipes – uma delas, em duas oportunidades – conseguiram sair da difícil situação de uma série quase perdida para seguir nos playoffs, chegar até a final e alcançar a glória do título. São elas:

Boston Celtics (1968)

Publicidade

A estrelada equipe comandada pelo pivô Bill Russell dentro e fora de quadra, já que o mesmo atuava como técnico e jogador na época, venceu o Philadelphia 76ers – também repleto de integrantes do hall da fama – após estar perdendo por 3 a 1 na final do Leste.

O Celtics enfrentou o Los Angeles Lakers – que varreu o Warriors na decisão do Oeste – na final daquele ano e o início da série foi desanimador como na final de conferência: a equipe da Califórnia venceu uma das partidas em Boston e “roubou” o mando de quadra dos futuros campeões. Mas Bill Russell, John Havlicek e cia. conseguiram vencer uma das partidas em Los Angeles e, posteriormente, fecharam a série em 4 a 2.

Publicidade

Como esperado, Bill Russell e John Havlicek comandaram as ações do Celtics no triunfo sobre o forte Lakers de Jerry West e Elgin Baylor. O pivô de Boston registrou médias de 17.3 pontos e 21.8 rebotes, enquanto o ala-armador conseguiu 27.3 pontos, 8.7 rebotes e 6.7 assistências.

Boston Celtics (1981) 

Publicidade

Mais uma vez, o Celtics fez o improvável em uma série e conseguiu o título semanas depois. Dessa vez sendo liderado por Larry Bird, a equipe (novamente) chegou a estar perdendo por 3 a 1 para o 76ers – de Julius Erving como destaque – na final do Leste, mas conseguiu a virada.

Na final, o Houston Rockets de Moses Malone, que despachou o Kansas City Kings no Oeste, foi o adversário da equipe. Com mando de quadra, o Celtics venceu o primeiro jogo mas foi derrotado no segundo, graças à ótima atuação de Malone. Em Houston, uma vitória para cada lado mais uma vez. O Celtics então, motivado por provocações de Malone, venceu os dois jogos seguintes e foi campeão em seis partidas.

Publicidade

Os destaques da equipe campeã foram o MVP das finais Cedric Maxwell, que obteve 17.7 pontos e 9.5 rebotes e Larry Bird, que registrou médias de 15.3 pontos, 15.3 rebotes e 7.0 assistências.

Houston Rockets (1995) 

https://www.youtube.com/watch?v=rpPT1k6a9qI

Após ser derrotado por uma equipe que conseguiu o feito histórico em 81, em 1995 foi a vez do Rockets sentir o gosto de dar a volta por cima. O time liderado por Hakeem Olajuwon superou o Phoenix Suns de Charles Barkley nas semifinais do Oeste após perder três, das primeiras quatro partidas. Na final de conferência, eliminou o San Antonio Spurs por 4 a 2.

Publicidade

Na decisão da NBA, a equipe enfrentou o Orlando Magic do ainda jovem Shaquille O’Neal e que foi primeiro colocado da conferência Leste no ano, em uma série muito aguardada pelo público devido ao embate entre ele e Olajuwon. O resultado, porém, foi uma varrida do Rockets – que venceu também em 1994 – conquistando seu segundo título na história.

Hakeem Olajuwon teve atuação dominante e liderou sua equipe rumo ao título, ficando com o prêmio de MVP das finais e obtendo 32.8 pontos, 11.5 rebotes e 5.5 assistências de média, além de ter ficado com a tarefa de “segurar” Shaq. Além dele, Clyde Drexler e Hobert Horry também se destacaram.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários