(2) Cleveland Cavaliers 84 x 99 Toronto Raptors (1)
https://www.youtube.com/watch?v=iy0LEW2xlbI
Caiu nesse sábado (21) o último invicto nos playoffs de 2016 da NBA. Jogando diante de sua torcida, o Toronto Raptors mostrou ao mundo que está vivo na final da conferência Leste e derrotou o Cleveland Cavaliers por 99 a 84. O Cavs, que vinha de dez triunfos consecutivos nesta pós-temporada, agora vence a série por 2 a 1.
Depois de um primeiro quarto equilibrado, em que o Raptors fez 27 a 24, a partir do segundo período o panorama da partida mudou completamente. A equipe da casa tomou as rédeas do duelo e não deu chance nenhuma ao adversário. Eficiente nos dois lados da quadra, o Raptors foi para o intervalo com uma vantagem de 13 pontos (60 a 47). No segundo tempo, o time canadense seguiu controlando as ações e não permitiu ao Cavs, em nenhum momento, que se aproximasse no placar.
As principais peças do time de Toronto – Kyle Lowry e DeMar DeRozan – tiveram um grande desempenho ofensivo (52 pontos e 19-37 nos arremessos de quadra) e ainda contaram com a ajuda do pivô congolês Bismack Biyombo, soberano na área pintada, e dos reservas Cory Joseph e Patrick Patterson. Biyombo, aliás, atingiu duas marcas importantes nesse sábado: juntou-se à lenda Hakeem Olajuwon como os únicos jogadores nos últimos 30 anos com pelo menos 26 rebotes e quatro tocos em um jogo de pós-temporada e tornou-se o recordista da franquia em rebotes angariados durante uma partida (seja de temporada regular ou de playoffs).
Já o Cavs foi apático em boa parte do jogo, como se confiasse que iria ganhar quando bem entendesse. Kyrie Irving e Kevin Love tiveram um desempenho sofrível. Combinada, a dupla acertou míseros quatro arremessos em 28 tentativas. Em contrapartida, LeBron James e J.R. Smith carregaram o time no ataque (anotaram 46 dos 84 pontos da equipe).
As duas equipes voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (23), novamente em Toronto, a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Destaques
Cleveland
LeBron James: 24 pontos, oito rebotes e cinco assistências
J.R. Smith: 22 pontos, cinco rebotes e seis bolas de três pontos convertidas
Kyrie Irving: 13 pontos, quatro rebotes e 3-19 nos arremessos de quadra
Channing Frye: 11 pontos, três roubadas de bola e três bolas de três pontos convertidas
Toronto
DeMar DeRozan: 32 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
Kyle Lowry: 20 pontos, seis rebotes e quatro bolas de três pontos convertidas
Cory Joseph: 14 pontos e cinco rebotes
Patrick Patterson: dez pontos e seis rebotes
DeMarre Carroll: dez pontos e quatro rebotes
Bismack Biyombo: sete pontos, 26 rebotes e quatro tocos