Golden State Warriors 108 X 120 Portland Trail Blazers
Não conte o Portland Trail Blazers fora dos playoffs ainda. Depois de perder as duas primeiras partidas da série semifinal do Oeste, a equipe do Oregon fez valer o seu mando de quadra e bateu o Golden State Warriors pela primeira vez neste sábado. Com 40 pontos de Damian Lillard, o time da casa venceu por 120 a 108 e, agora, perde o confronto por 2 a 1.
O equilíbrio no jogo 3 durou somente pelo primeiro quarto. E, no começo, a história não parecia muito otimista para os locais: Klay Thompson anotou 18 pontos só no período inicial e liderou o Warriors em um excelente início, dominando o oponente. No fim dos 12 minutos inaugurais, os visitantes tinham seis pontos de frente (28 a 22) e soavam prontos para dispararem no marcador.
No entanto, a história não poderia mudar mais na virada de um quarto para outro. Foi a vez do Blazers dominar as ações de forma taxativa, comandado por Lillard. O armador anotou 14 pontos só no segundo período, ajudando os donos da casa a emplacarem parcial de 36 a 18 para sair do primeiro tempo com vantagem de quatro posses de bola.
A partir de então, os locais só tiveram o trabalho de administrar a vantagem para garantirem o primeiro resultado positivo nas semifinais do Oeste. O Warriors até chegou a reduzir a diferença para sete pontos no início do terceiro quarto, mas, apesar da grande atuação de Draymond Green, a diferença nunca voltou a ficar abaixo das três posses de bola no restante da noite.
Os dois times voltam a se enfrentar no Moda Center, em Portland, na próxima segunda-feira. O Warriors vive a expectativa do possível retorno do MVP Stephen Curry no quarto jogo da série, enquanto o Blazers conta com o apoio de sua torcida novamente para tentar empatar a série semifinal do Oeste.
Destaques
Golden State
Draymond Green: 37 pontos, nove rebotes e oito assistências
Klay Thompson: 35 pontos
Leandrinho Barbosa: dez pontos e cinco rebotes
Portland
Damian Lillard: 40 pontos, cinco rebotes e dez assistências
Al-Farouq Aminu: 23 pontos (8-9 FG) e dez rebotes
C.J. McCollum: 22 pontos e cinco rebotes
Allen Crabbe: dez pontos
https://www.youtube.com/watch?v=-_ddqrJxVkU
Toronto Raptors 95 X 91 Miami Heat
O Toronto Raptors foi até a Flórida e surpreendeu: conseguiu recuperar a vantagem de mando de quadra na série contra o Miami Heat, com uma improvável vitória fora de casa neste sábado. Os canadenses contaram com grande atuação de Kyle Lowry no segundo tempo (29 seus 33 pontos) para derrotar os mandantes e abrir 2 a 1 no duelo semifinal do Leste.
Os visitantes tiveram melhor início de partida, anotando 11 dos primeiros 15 pontos da noite para abrirem vantagem rapidamente, e comandariam as ações nos três primeiros períodos. O Heat até chegou a tomar a liderança por um breve momento do segundo quarto, mas tomaram 12 pontos nos três minutos seguintes – e só marcaram dois – para voltarem a ficar bem atrás no marcador.
No intervalo, o Raptors vencia por 49 a 40 e ainda era ajudado por mais um fator: Hassan Whiteside saiu de quadra lesionado e não retornaria mais à quadra. Segura, a equipe parecia caminhar com passos certeiros para um inesperado triunfo como visitante.
O retorno dos vestiários marcou o momento de uma guinada na partida. No terceiro quarto, a partida tornou-se uma batalha entre Dwyane Wade (18 pontos) e Lowry (15 pontos) como comandantes de seus times. Os desfalques foram “equilibrados” com a saída de Jonas Valanciunas, também lesionado, no período. O Heat levou a melhor na história: marcando 14 dos 18 pontos finais, consolidou sua reação e empatou a partida em 68 pontos indo para os 12 minutos derradeiros.
Os donos da casa assumiram a liderança pela segunda vez na noite marcando os seis primeiros pontos do quarto período, mas a dianteira não durou muito tempo. Com dois minutos para o fim, a partida estava novamente empatada (82 a 82) e havia boas chances de termos o terceiro jogo com prorrogação na série. Isso até Lowry assumir a responsabilidade.
O armador desempatou o confronto com uma cesta de três pontos e, em seguida, converteu dois lances livres para consolidar o Raptors à frente. Depois, a 30 segundos do fim, acertou mais uma bola fundamental e colocou os canadenses com 89 a 86. A partir de então, DeMar DeRozan e DeMarre Carroll garantiriam a vitória convertendo seis de oito lances livres, defendendo a diferença até o final.
As duas equipes continuarão em Miami quando, na próxima segunda-feira, vão se enfrentar pela quarta partida da semifinal do Leste. O Heat precisa confirmar seu mando de quadra para evitar que o Raptors possa, em casa, fechar o confronto no jogo 5.
Destaques
Toronto
Kyle Lowry: 33 pontos (11-19 FG)
DeMar DeRozan: 19 pontos, seis rebotes e cinco assistências
Jonas Valanciunas: 16 pontos e 12 rebotes
Miami
Dwyane Wade: 38 pontos e oito rebotes
Goran Dragic: 12 pontos e cinco erros de ataque
Joe Johnson: dez pontos e seis rebotes