Prospecto do Draft 2016 – Demetrius Jackson

Ex-armador de Notre Dame deverá ser uma escolha TOP 20 no recrutamento deste ano

Fonte: Ex-armador de Notre Dame deverá ser uma escolha TOP 20 no recrutamento deste ano

Demetrius Jackson

Idade: 21 anos
País: Estados Unidos
Universidade: Notre Dame
Experiência: Junior
Posição: armador
Altura: 6’1.75’’ (1.87m)

Médias na temporada 2015-16: 15.9 pontos, 3.4 rebotes, 5.0 assistências, 1.2 roubo de bola, 0.3 toco, 2.2 erros de ataque, 45.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 33.1% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 81.3% de conversão nos lances livres, 36.0 minutos em quadra

Publicidade

Pontos fortes: Jackson é um armador que chama a atenção por causa de seus atributos físico-atléticos de elite (força física, agilidade, explosão e impulsão). Essas ferramentas ajudam o jogador a ser efetivo nos dois lados da quadra. No ataque, ele é um sólido passador e ótimo no jogo de transição. Possui um alto QI de basquete, cuida bem da bola e não compromete na tomada de decisões. Além disso, Jackson adora atacar a cesta, tem um primeiro passo muito rápido, ótimo drible, não foge do contato físico na área pintada e finaliza bem. Aliás, ele aproveita bem os bloqueios e é excelente na criação e na finalização de jogadas em situações de pick and roll.  Por ter uma sólida mecânica de arremesso (elevação espetacular), seu aproveitamento no lance livre ser acima de 80%, e já que não deverá ter tanta responsabilidade em pontuar na liga, a expectativa é de que Jackson seja um arremessador ao menos razoável entre os profissionais. Na outra extremidade, ele é um grande defensor no um contra um. Combina agilidade lateral, mãos rápidas e força para dificultar ao máximo a vida do adversário com a bola. Enfim, Jackson tem as ferramentas necessárias e o corpo pronto para encarar o nível profissional e se estabelecer na NBA.

Pontos fracos: Jackson não é tão eficiente em meia quadra quanto no jogo de transição, o que pode lhe trazer problemas na NBA. Por ser muito rápido, ele tende a não controlar o ritmo do jogo. No nível profissional, ele precisa ser capaz de operar em um ritmo mais cadenciado quando a situação de jogo exigir. Jackson não é um armador alto para os padrões do nível profissional. Isso limita sua visão de quadra, e poderá ser um problema na hora de contestar arremessos de jogadores mais altos da posição. Apesar de ser um ótimo defensor no um contra um, ele às vezes perde o foco na marcação do jogador que está sem a bola. Outro ponto fraco de Jackson é a inconsistência nos chutes de média e longa distância. Sua seleção de arremessos em 2015/16 deixou a desejar. Ele regrediu nessa área (queda no aproveitamento dos arremessos de quadra de 50.8% para 45.1% e nos tiros de três pontos de 42.9% para 33.1%) quando passou a ter mais liberdade no ataque após a saída de Jerian Grant para a NBA. Em suma, ele passou a arremessar mais, mas “pior”.

Publicidade

Comparações: Eric Bledsoe (Phoenix Suns) e Jeff Teague (Atlanta Hawks)

Projeção: entre as escolhas 10 e 20

Confira alguns lances de Demetrius Jackson

Legenda
– Junior (terceiro ano universitário)

Últimas Notícias

Comentários