O Brooklyn Nets agiu rápido e, menos de uma semana após o fim da temporada regular, anunciou o nome de seu novo técnico. A equipe nova-iorquina confirmou neste domingo a chegada de Kenny Atkinson, assistente de Mike Budenholzer no Atlanta Hawks, para assumir o cargo que era ocupado interinamente por Tony Brown. Os termos do contrato entre as partes não foram revelados.
“Estamos empolgados em dar as boas-vindas à Kenny na família de Brooklyn. Seus anos como auxiliar na NBA, trabalhando ao lado de técnicos como Budenholzer e Mike D’Antoni, proporcionaram-lhe a experiência que nós procurávamos em um treinadores. Acreditamos que seja o encaixe ideal para a cultura que estamos construindo”, disse o gerente-geral Sean Marks, por meio de nota oficial.
Atkinson, que tornou-se o 21º técnico da história do time, continuará na comissão técnica de Atlanta até o fim dos playoffs. Ele integrava a comissão do Hawks desde 2012 e, anteriormente, trabalhou como assistente no New York Knicks (2008-12) e no Paris Basket Racing, da França (2004-06). Nativo de Nova Iorque, o treinador recém-contratado fez longa carreira como jogador no basquete europeu.
“Eu estou realmente honrado em ser escolhido e quero agradecer a franquia pela oportunidade. Junto com Sean e sua equipe, estamos ansiosos para criar uma tradição vencedora aqui. Também quero agradecer Mike Budenholzer e o Hawks por sua cooperação e apoio ao longo do processo”, declarou o profissional de 48 anos, também em comunicado oficial.
Conhecido por desenvolver jovens atletas, Atkinson terá um desafio complexo no Nets. A equipe terminou a temporada com a terceira pior campanha da liga, não terá direito a escolha de draft neste ano e em 2018 (troca com o Boston Celtics, envolvendo Kevin Garnett e Paul Pierce). Para o segundo semestre, o elenco tem apenas cinco jogadores com contratos garantidos: Brook Lopez, Thaddeus Young, Bojan Bogdanovic, Rondae Hollis-Jefferson e Chris McCullough.
Outros nomes que chegaram a ser especulados pela imprensa norte-americana para assumir a equipe foram: Ettore Messina e Ime Udoka (assistentes do San Antonio Spurs, David Blatt (ex-Cleveland Cavaliers) e Jeff Van Gundy (ex-Knicks e atual comentarista da ESPN).