Kobe Bryant está fora dos playoffs por conta da lesão no tendão de aquiles, que o forçou a passar seis meses de molho, no mínimo. Mas ele não está alheio ao que está acontecendo com o Los Angeles Lakers, muito pelo contrário: ele manda SMS para seus companheiros no intervalo das partidas e está mais ativo do que nunca no twitter: @kobebryant.
Para relembrar outras declarações de Bryant ao longo de suas 16 temporadas na NBA, a Sports Illustrated divulgou em um dos seus portais (ExtraMustard.com) uma lista de 16 citações do astro, supostamente para amenizar a falta dele nos playoffs:
1. “Quando eu tenho a chance de marcar Michael Jordan, eu quero marcá-lo. Eu quero ele, é o meu maior desafio” – Diretamente de 1997, quando ele tinha 18 anos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EuuEUJApCOI&feature=player_embedded]
2. “Toda essa comparação com Michael Jordan me deixa louco às vezes porque as pessoas não me deixam em paz. Ele é careca, eu tenho cabelo. Ele tem quase 40 anos, eu tenho 22. Sinceramente, gostaria que as pessoas esquecessem isso e me deixassem apenas ser Kobe” – De 2001, em uma entrevista à revista Basketball Digest.
3. “Não vou mudar todo o meu jogo. Eu escolho bons arremessos e passo para o homem livre quando ele está lá. Definitivamente, não preciso de conselhos sobre como jogar” – Em uma entrevista ao Los Angeles Times em 2003, ao falar da briga de egos com Shaquille O’Neal.
4. “Eu estava apenas deixando [as bolas] voarem… Vocês sabem que eu não deixo nenhuma bala na agulha” – Depois de fazer 48 pontos em um jogo contra o Philadelphia 76ers, em janeiro de 2006. Na mesma entrevista, um repórter perguntou sobre suas pernas, e ele respondeu “Você está olhando demais para as minhas pernas. Você tem sérios problemas”.
5. “É melhor aprender a não falar comigo. Se você balançar uma árvore, um leopardo acaba caindo” – Avisando J.R. Smith, que estava fazendo trash talk na série entre Lakers e Nuggets em 2008. No próximo jogo, ele acabou com 49 pontos e dez assistências.
6. “Eu o batizei, e fiz com que se tornasse um bom defensor” – Se referindo à Dwight Howard, em 2008.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=szmYKrZtwW4&feature=player_embedded]
7. “Nada mal para o sétimo melhor jogador da liga” – Depois de fazer 48 pontos contra o Phoenix Suns, em janeiro de 2012, logo depois da ESPN ter divulgado o seu ranking dos melhores jogadores da NBA.
8. “Não dou a mínima para o que vocês falam. Se eu vou lá e perco game winners, as pessoas dizem ‘Kobe amarelou’ ou ‘Kobe é o sétimo melhor em situações de pressão’. Bem, fodam-se. Eu não jogo pra ter a aprovação de vocês” – Em uma entrevista ao Yahoo! Sports, em maio de 2012.
9. “O mestre e o futuro” – no Facebook.
10. “Smush Parker é o pior jogador com quem joguei. Ele não deveria nem estar na NBA, mas nós não tínhamos dinheiro para pagar um armador. Então deixamos ele jogar” – Em outubro de 2012, ele desabafou sobre o que pensava sobre seus ex-companheiros.
11. “Você está disposto a fazer o que é certo mesmo que isso signifique ser tachado como o vilão? Eu prefiro ser lembrado como um vencedor do que como um bom companheiro de equipe. Gostaria que ambas as coisas andassem de mãos dadas o tempo todo, mas isso não é realidade. Eu não tenho nada em comum com as pessoas preguiçosas que culpam os outros por sua falta de sucesso” – Facebook strikes back.
12. “Será que as pessoas celebrariam se eu marcasse 138 pontos? Você sabe como é, algumas pessoas sim, outras não. Todos eles podem puxar meu saco, e eu tenho certeza que ele se sente da mesma maneira. Se você marcar 138 pontos, você meio que tem uma licença para dizer às pessoas que se fodam” – Ao ser perguntado se ele, assim como Jack Taylor, marcasse 138 pontos em um jogo.
13.
Watching the game now, the easy shots I missed, I could of had 100 pts! #countonkobe
Publicidade— Kobe Bryant (@kobebryant) January 22, 2013
Enquanto assistia ao vídeo da partida em que marcou 81 pontos em 2006.
14.
Amnesty THAT
Publicidade— Kobe Bryant (@kobebryant) February 24, 2013
Dias antes do jogo entre Lakers e Dallas Mavericks, Mark Cuban sugeriu que Kobe deveria ser anistiado. Ele terminou com 38 pontos, 12 rebotes e sete assistências, fazendo questão de responder ao dono do Mavs.
15. “Não é como quando Shaq e eu estávamos brigando. Nós não queríamos ficar perto um do outro. Comigo e Dwight, não é daquele jeito. Não é como se fôssemos melhores amigos, mas nos entendemos, eu acho” – Em entrevista dada em março de 2013 sobre a sua briga com Dwight Howard.
16. “Emoção? Por favor, guarde essa bobagem emocional para quando você se aposentar” – Quando a mídia disse que a volta de Howard a Orlando seria “emocionante”.